EU ESTIVE LÁ: Júlia Fiks Salém

31/10/2013 12:01

Júlia Fiks Salém, no Paulista de Verão 2012Ela veio com uma carinha sapeca e um jeito de anjinho, mas mostrou que não seria somente isso: no CAMPEONATO PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR DE VERÃO - TROFÉU ALBERTO MARTIN PEREZ do ano passado, Júlia Fiks Salém, do Pinheiros, foi uma gigante. Além de bater quatro recordes (o maior número daquela competição, ao lado de Arthur Mendes Filho, do Corinthians), despontou como a grande revelação da categoria Júnior 1, sendo a atleta mais eficiente e de melhor índice técnico na piscina do SESI. Mas, falando ao FamilAquatica, Júlia, que em Abril fez 18 anos, disse que não esperava ir tão bem. Só veio para testar-se, e conseguiu mais do que isso. "Meu objetivo era nadar para os meus melhores tempos. Eu sabia que poderia nadar muito bem porque estava treinando bem, e os recordes foram consequência", nos disse Júlia sobre seus objetivos no torneio.

E o treino foi ótimo: ela quebrou os recordes de campeonato nos 50 metros livre, (00:25.66 - inclusive, o primeiríssimo da competição), 200 costas (02:18.05), 100 livre (00:55.91 - também recorde paulista) e 100 costas (01:03.86), e ainda ajudou o Pinheiros a sair de uma fila que já durava oito anos - todos dominados pela Unisanta. Para Júlia, "o time estava muito unido e muito animado para essa competição. Nadar pelo Pinheiros é um privilégio e uma sensação única: nos divertimos, torcemos e nadamos muito bem".

Atualmente treinando, morando e estudando em Michigan (EUA), mas competindo os certames nacionais pelo time azulnegro, Júlia levou daquela competição a "confiança de que eu posso tocar na parede na frente, que eu posso bater recordes. Aquele Paulista me deu motivação para acreditar nos meus sonhos". Sonhos que levaram essa paulistana a ser líder do ranking Júnior 1 nos 50 e 100 metros livre no fim de 2012, com a força dos amigos e colegas pinheirenses. "A mais forte é dos amigos que tenho na natação e os momentos que passamos juntos", disse Júlia, perguntada sobre a maior lembrança daqueles três dias na piscina do SESI Vila Leopoldina, complementando: "os gritos de guerra, aquecimentos, balizamentos, solturas, idas e voltas no ônibus e passar tempo com pessoas muito especiais para mim e isso que é o mais importante".

Embora não a vejamos neste ano na piscina corintiana, sabemos que Júlia deixou sua marca no Paulista de Verão e ainda vai ter muito a nos mostrar nas águas, lá ou aqui!

FLÁVIO BARBOSA